Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the pods domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /usr/local/www/apache24/data/wordpress/pnme/wp-includes/functions.php on line 6114
Disciplina sobre mobilidade elétrica entra para currículo da Universidade Federal de Santa Maria - PNME

Disciplina sobre mobilidade elétrica entra para currículo da Universidade Federal de Santa Maria

Por Guilherme de Castro

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEE – UFSM) teve, em outubro, suas primeiras aulas da disciplina “Electric Mobility: Electric Vehicles, Infrastructure And Integration With The electricity Grid” (Mobilidade Elétrica: veículos elétricos, infraestrutura e integração com a rede). O curso optativo para os alunos de mestrado e doutorado da instituição, que conta com uma carga horária de 60 horas, teve todas as suas vagas preenchidas; 34 estudantes, dos quais 28 são homens e seis, mulheres, formam a primeira turma de uma disciplina sobre mobilidade elétrica da universidade.

A matéria, cujo objetivo é “oferecer ao aluno uma visão sistêmica da interface e integração entre a rede elétrica e a mobilidade elétrica, considerando suas tecnologias e a regulação associada, bem como os impactos energéticos e ambientais associados”, será conduzida pela professora Luciane Canha, doutora em Engenharia Elétrica pela UFSM. Na ementa da disciplina constam temas fundamentais para a compreensão da mobilidade elétrica como Smart Grid (Redes inteligentes), infraestruturas de recarga, protocolos de comunicação e interoperabilidade, tecnologias e sistemas de propulsão dentre outros. Além disso, haverá uma sessão voltada apenas para os aspectos regulatórios e normativos da mobilidade elétrica brasileira, sobretudo normas técnicas de carregamento e padrões de infraestrutura, essenciais para a capacitação dos profissionais que trabalharão no setor.

“A capacitação desses novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho da mobilidade elétrica é essencial para que o país se insira na cadeia global de valor desse setor. Produzir pessoal técnico e qualificado, além de normalizar o debate sobre o tema e inseri-lo no dia a dia da população, ajuda na promoção da agenda da mobilidade elétrica”, afirma a professora Luciane.

É por isso que a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), espaço de discussão e promoção da mobilidade elétrica no Brasil, que agrega mais de 30 instituições do governo, indústria, sociedade civil e academia, possui o Grupo de Trabalho de Formação Profissional, que agrega mais de 20 instituições de ensino de todo o país para discutir a implementação de disciplinas, ementas e realiza cursos de capacitação de professores. A professora, que também é membro do Grupo de Trabalho, afirma que “ter participado do GT de Profissionais da PNME foi fundamental para auxiliar na organização dos tópicos e ter uma visão mais ampla e técnica sobre a mobilidade elétrica”. 

A introdução da disciplina no currículo da UFSM não é a primeira iniciativa no sentido de promoção da mobilidade elétrica realizada pela instituição de ensino. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica já vem desenvolvendo, desde 2019, o projeto Interface de Inovação Multi-Agente, envolvendo a Indústria Automobilística, os Sistemas de Energia e Infraestruturas de Mobilidade Elétrica para Eletrovias Inteligentes, cujo objetivo é “criar um sistema de gestão inteligente de eletrovias, a fim de desenvolver o uso do carro elétrico no Brasil de forma rápida e no mesmo nível de inovação de países desenvolvidos”. O projeto foi apresentado na Chamada Pública de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que direcionou investimentos que resultaram na aquisição de um veículo elétrico e na instalação de um carregador de recarga rápida no campus, a primeira universidade pública do Rio Grande do Sul a possuir tal tecnologia. 

A iniciativa da UFSM é uma das várias que vêm sendo implementadas no sentido de promover a capacitação profissional em mobilidade elétrica no país. Para a professora, os estudantes da disciplina na universidade estarão “formando um corpo de pesquisadores que poderá alavancar novas tecnologias para inserir o Brasil no contexto da mobilidade elétrica”. 

Compartilhe o nosso conteúdo: