O SENAI-PR, parte do Sistema da Federação de Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), promoverá o curso de aperfeiçoamento profissional Introdução à Eletromobilidade. Em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o curso abordará desde mobilidade urbana até componentes de veículos híbridos e elétricos.
As aulas 100% online são destinadas aos atuantes no mercado automotivo já com nível técnico ou superior concluído, e as inscrições podem ser feitas neste link. O objetivo do curso é habilitar profissionais a “reconhecer aspectos mercadológicos referentes à mobilidade sustentável, identificar arquiteturas e características dos veículos híbridos e elétricos, seus sistemas e componentes, além de aspectos de segurança relacionados à reparação de sistemas de propulsão eletrificados”. Para isso, os inscritos deverão cumprir uma carga horária de 20 horas, distribuídas de 2 a 11 de agosto, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h40 às 22h40.
O curso será ministrado pelo professor Valério Marochi, coordenador técnico do Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Senai Campus da Indústria de Curitiba. Ele é especialista em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), e já ministrou outros cursos de mobilidade sustentável oferecidos pela Fiep. Marochi participou das iniciativas do Grupo de Trabalho de Formação Profissional da PNME (GT Profissionais).
GT Profissionais
O GT Profissionais, coordenado em parceria com o projeto “Profissionais para Energias do Futuro”, é a instância da PNME que articula representantes da academia em torno da capacitação de profissionais para atuarem no mercado da mobilidade elétrica. Nesse sentido, promove a discussão e implementação de disciplinas, cursos de formação e aperfeiçoamento, entre outros, em instituições de ensino, muitas das quais representadas no próprio Grupo.
Neste momento, o grupo tem se ocupado do apoio e monitoramento da implementação desses cursos e disciplinas em instituições de ensino pelo país. Além dessa iniciativa do SENAI-PR, o SENAI-SP, as universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal de Santa Maria (UFSM) já contam com disciplinas de mobilidade elétrica em seus programas de pós-graduação em engenharia elétrica.