Nessa última sexta-feira (22/09), Dia Mundial Sem Carro, a Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, com patrocínio da Estácio e parceria Prefeitura de Belo Horizonte, lançou um projeto de bicicletas elétricas compartilhadas na capital mineira. Este sistema, quando totalmente implementado, até o final de 2023, contará com 500 bicicletas elétricas distribuídas em 50 estações estrategicamente localizadas.
O diferencial deste projeto é que ele será inteiramente elétrico, sendo o primeiro sistema desse tipo na América Latina. Além disso, as bicicletas têm recursos inéditos, , além de serem de produção 100% nacional realizada pelo Tembici Labs, o Centro de Inovação e Tecnologia para Mobilidade Sustentável da empresa.
As bicicletas foram especificamente desenvolvidas para sistemas de compartilhamento, oferecendo segurança e conforto aos usuários. Elas têm autonomia de 100 km e estão equipadas com tecnologia de recarga em cada uma das estações, garantindo que as bicicletas estejam sempre prontas para atender às necessidades dos ciclistas.
O sistema de compartilhamento de bicicletas em Belo Horizonte também oferece uma experiência completa para os ciclistas, com estações estrategicamente localizadas pela cidade. Isso permite que os usuários acessem informações, realizem cadastros, retirem e devolvam as bicicletas de forma conveniente.
Maurício Villar, sócio e cofundador da Tembici, expressa sua empolgação com o lançamento: “Estamos entusiasmados em lançar o projeto de bicicletas compartilhadas em Belo Horizonte com a tecnologia do Tembici Labs. Oferecemos uma opção de mobilidade sustentável, econômica e confiável em um sistema que vai proporcionar uma forma ágil e consciente de se deslocar, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Com a prefeitura e Estácio, estamos confiantes em revolucionar a mobilidade da cidade e construir um futuro democrático e saudável.”
Principais características da bicicleta elétrica de Belo Horizonte:
- Pedal assistido com bateria com capacidade de 100 km de autonomia.
- Material da carenagem composto por plástico de origem renovável e desenvolvido dentro da lógica de economia circular.
- Correia em substituição de correntes, aumentando a praticidade de pedalar e eliminando a utilização de óleo lubrificante**.
- Ausência de câmara de ar, o que evita interrupções de viagens por pneus furados e reduz significativamente a quantidade de resíduos gerados.
- Rodas com raio rígido e reforçado, tornando a bicicleta mais resistente a terrenos acidentados.
- Laser lateral que sinaliza a distância que os veículos devem manter em relação à bicicleta.
Localização calculada para integração com outros modais
A localização das estações foi escolhida com base em pesquisas e avaliações conduzidas pelos urbanistas da Tembici, em colaboração com especialistas da Prefeitura. Foram considerados fatores como a proximidade com infraestrutura para ciclistas, demanda prevista e integração com o transporte público, incluindo conexões com o MOVE e o metrô.
A instalação das estações ocorrerá de forma gradual, conforme autorização pelo poder público. Confira aqui lista das estações que já estão instaladas.
Como utilizar as bicicletas elétricas de BH
Para pedalar as bicicletas, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar a cidade de Belo Horizonte, e adquirir um plano. Após isso, as bicis podem ser desbloqueadas por QR Code.
Ao finalizar o uso, a bicicleta precisará ser devolvida obrigatoriamente a uma das estações.
Confira mais informações sobre os planos no site da Tembici, consulte o app ou procure as redes sociais @tembici.