Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the debug-bar domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /usr/local/www/apache24/data/wordpress/pnme/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /usr/local/www/apache24/data/wordpress/pnme/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the pods domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /usr/local/www/apache24/data/wordpress/pnme/wp-includes/functions.php on line 6114
E-bikes e scooters elétricos reduzem demanda por petróleo em 1 milhão de barris por dia - PNME

E-bikes e scooters elétricos reduzem demanda por petróleo em 1 milhão de barris por dia

Micromobilidade reduz quatro vezes mais a demanda por petróleo que os carros elétricos, aponta estudo.

Os veículos de duas e três rodas elétricos estão emergindo como protagonistas na redução da demanda por petróleo, superando até mesmo os carros elétricos. Segundo informações do site The Conversation, categoria de veículos já ultrapassa a marca global de 280 milhões de unidades, sendo impulsionada principalmente pelo mercado chinês.

Esse expressivo número global de veículos de micromobilidade elétrica demonstrou uma redução substancial de 1% na demanda de petróleo, economizando aproximadamente um milhão de barris por dia. Surpreendentemente, esse impacto é quatro vezes maior do que o observado pelos carros elétricos, conforme dados do BloombergNEF.

Os dados destacam que, mesmo com cerca de 20 milhões de carros elétricos em circulação e aproximadamente 1,3 milhão de ônibus, vans e caminhões elétricos, são os veículos de duas e três rodas que estão gerando um efeito mais significativo na redução da demanda por combustíveis fósseis.

Um estudo do UCL Energy Institute corrobora esses achados, indicando que as bicicletas, scooters e patinetes elétricos emitem até 45% menos dióxido de carbono do que outras alternativas motorizadas. Projeções desse estudo também sugerem que, se 11% de todas as viagens forem realizadas por esses modelos de micro mobilidade elétrica, as emissões relacionadas ao transporte podem reduzir-se em torno de 7%.

Essa transição para veículos de micromobilidade elétrica não apenas apresenta um impacto positivo na redução das emissões, mas também oferece vantagens práticas. Sua adequação para trajetos curtos, como deslocamentos diários para o trabalho, compras ou farmácias, aliada à capacidade de transportar até duas pessoas, proporciona uma alternativa viável e acessível. Além disso, seu baixo custo operacional e a tendência de queda nos preços das baterias apontam para um futuro promissor em termos de acessibilidade e sustentabilidade na mobilidade urbana.

O avanço na micromobilidade elétrica abre caminho para uma discussão mais ampla sobre soluções de transporte mais limpas e eficientes, destacando a necessidade de integrar esses veículos à infraestrutura urbana para promover uma mobilidade urbana mais sustentável e eficaz.


Compartilhe o nosso conteúdo: