Oportunidades

1. Visão Geral e Objetivo

Com o objetivo de promover o interesse dos estudantes universitários do Brasil de Mestrado e Doutorado, a Cátedra Abertis criou os Prêmios Abertis de Pesquisa em Mobilidade Sustentável para as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado apresentadas durante o ano civil de 2023. O contexto da mobilidade sustentável inclui um vasto leque de temas, como: gestão sustentável das infraestruturas e serviços de transportes; segurança no transporte; impactos econômicos, sociais e ambientais da mobilidade; impactos das novas tecnologias; mobilidade como serviço; novas formas
de mobilidade; sustentabilidade financeira de projetos de infraestrutura; melhorias na governança da mobilidade, etc.

Nesse sentido, a atual edição do prêmio vai recompensar cases com até aproximadamente R$ 37 mil, para o(s) autor(es) do(s) trabalho(s) selecionado(s).

  1. Critérios de elegibilidade

São elegíveis todos os estudantes universitários que, em 2023, tenham defendido suas teses ou dissertações em cursos de pós-graduação devidamente credenciados pela CAPES, em universidades brasileiras.
Podem concorrer ao Prêmio Teses de Doutorado ou Dissertações de Mestrado desenvolvidos em contexto acadêmico. As teses e dissertações devem ter sido defendidas durante o ano de 2023 (a data deve constar do documento de defesa).

Os trabalhos devem ser redigidos em português, inglês ou qualquer língua aceita pelos programas de pós-graduação brasileiros e devem ser submetidos eletronicamente em duas etapas, acessando: https://abertis.poli.usp.br/

  1. Prazo para Submissão das Propostas

O prazo para a inscrição das candidaturas para 2023 se encerra no dia 31
de maio de 2024.

Maiores informações, acesse o link:
https://abertis.poli.usp.br/index.php/edital-9o-premio-catedra-abertis/

1. Visão Geral e Objetivo
O edital “Energia Solidária” da EDP destina R$ 500 mil para apoiar iniciativas que abordem a transição energética justa. Os projetos devem focar em melhorar o acesso à energia, a eficiência energética e combater a pobreza energética em comunidades vulneráveis, alinhados ao objetivo da EDP de se tornar 100% verde até 2030.

2. Critérios de Elegibilidade
Podem se inscrever:

  • Pessoa física
  • Pessoa jurídica com fins lucrativos
  • Pessoa jurídica sem fins lucrativos
  • Conselho de direitos
  • Grupo informal ou coletivo
  • Organização pública

Os projetos devem estar direcionados às regiões de atuação da EDP no Brasil, incluindo Amapá, Espírito Santo, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba e São Paulo.

3. Prazo para Submissão das Propostas
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio de 2024, com os projetos selecionados anunciados até novembro de 2024 e a execução prevista para ocorrer em 2025, por um período máximo de 12 meses.