A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) e a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) realizaram, nesta sexta-feira (23/04), o webinário “Diálogos entre Ciência & Indústria: Baterias”. O evento faz parte da agenda de trabalhos da PNME em 2021, com o objetivo de fomentar o diálogo entre a academia e a indústria. Moderado por Janayna Bhering, gerente de negócios e parcerias da Fundep, o painel contou com a participação de Adalberto Maluf e Silvia Barcik, da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Juliano Mendes, da Moura, Raul Beck e Maria de Fátima Rosolem, da área de sistemas de energia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).
O tema de sistemas de armazenamento é sabidamente polêmico no universo da mobilidade elétrica. Seja pelo preço, pela nacionalização, pelas tecnologias, pelo descarte ou pela regulação, o debate é certo. Contudo, a necessidade de uma política pública industrial atualizada e em conformidade com a realidade internacional foi um consenso entre os painelistas. O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, catalisou essa ideia ao lembrar do investimento e avanço no financiamento da mobilidade elétrica no mundo, especialmente na Alemanha, Estados Unidos e China. Para ele, “a indústria automotiva passa por uma das maiores revoluções de sua história e no centro dessa mudança a bateria exerce papel fundamental”.
Questionado sobre a diferença entre acumuladores de veículos elétricos leves, como os carros, e levíssimos, como as bicicletas, Raul Beck afirmou que “peso e volume são fundamentais […] e as tecnologias têm que atender diferentes demandas, mas os aspectos de segurança devem ser similares”. Para sua colega, Maria de Fátima, “é imprescindível que haja um sistema de gerenciamento dessa energia da bateria, o BMS (Battery Management System)”.
Outro assunto recorrente para a discussão das baterias, sua reciclagem, tecnicamente conhecida como “segunda-vida” (second-life), também pautou as discussões. Para Silvia Barcik, este aspecto é fundamental na discussão das baterias, sendo possível, inclusive, fomentar um mercado para esse reuso. Nesse sentido, a representante da ABVE trouxe dados do estudo da IDTechEx, que afirma que até 2030 serão 6 milhões de baterias de veículos elétricos descartadas. A painelista ainda citou os projetos da Chamada 22 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), dos quais muitos são voltados para baterias.
Durante o webinário, os convidados iniciaram um debate recorrente – a competição entre a mobilidade elétrica e o etanol. Para os painelistas, não há comparação entre a eficiência energética do combustível da cana-de-açúcar e painéis solares, por exemplo. Nesse sentido, o presidente da ABVE citou um estudo do professor Ricardo Ruther, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que afirma que a eficiência energética veicular de um hectare de painéis solares é 55 vezes maior do que a de um hectare de cana-de-açúcar, com o etanol – o que demonstra a eficiência incomparável de da energia elétrica e sua aplicabilidade em veículos.
O evento, que ficará disponível no canal da PNME no YouTube, é a continuação de um trabalho de divulgação científica dos argumentos favoráveis à adoção da mobilidade elétrica, iniciado em 2020 pela Comissão de Ciência e Tecnologia da PNME, e da qual a Fundep é cossecretária.