Dia do Ciclista é celebrado nesta quarta-feira (19)

Nesta quarta-feira (19), é celebrado nacionalmente o Dia do Ciclista. A data, 19 de agosto, foi escolhida para homenagear o biólogo Pedro Davison, morto em 2006 ao pedalar em uma via expressa de Brasília, fechada para lazer aos domingos.

Para honrar a memória de Pedro e de tantos outros ciclistas vítimas de acidentes de trânsito, o Dia do Ciclista visa promover o uso da bicicleta como meio de transporte, o respeito aos usuários e também um trânsito mais amigável para todos. E, com a pandemia, as bikes são cada vez mais uma opção utilizadas no país: segundo levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), a venda de bicicletas cresceu 118% somente entre junho e julho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Um dos objetivos do PROMOB-e é contribuir com essa transformação e fortalecer o transporte ativo e sustentável. Sob demanda do projeto, dois estudos sobre ciclismo estão sendo produzidos e devem ser lançados ainda em 2020. O primeiro trata de micromobilidade, que engloba, além de bicicletas, patinetes, skates e scooters elétricas e convencionais, e pretende avaliar o impacto dos sistemas de compartilhamento na mobilidade urbana.

Já o segundo estudo tem como foco a ciclologística e propõe a identificação dos desafios impostos à integração dela no last-mile (entrega ao consumidor nas cidades), além de sugerir mecanismos de promoção de transportes como bicicletas tradicionais e elétricas para entregas.

Com informações da Agência Brasil e da Aliança Bike

Compartilhe o nosso conteúdo: