Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the pods domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /usr/local/www/apache24/data/wordpress/pnme/wp-includes/functions.php on line 6114
Dia Nacional do Ciclista é celebrado nesta segunda-feira (19) - PNME

Dia Nacional do Ciclista é celebrado nesta segunda-feira (19)

O Dia Nacional do Ciclista é celebrado nesta segunda-feira, 19 de agosto. Criada pela Lei 13.508 de 2017 em homenagem ao biólogo e ciclista Pedro Davison, atropelado em Brasília há 13 anos, a data tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta e o respeito entre todos os veículos no trânsito.  

Dentre as recomendações de segurança do Departamento de Trânsito (Detran) para os que optam pela bicicleta, estão o uso do capacete e de roupas refletivas, além de equipar a bike com luzes, retrovisores e campainha; a atenção à sinalização — os/as ciclistas devem respeitar as leis de trânsito assim como os motoristas — e a preferência pelo tráfego nas ciclovias, ciclofaixas e acostamentos, sempre que possível. E cuidado: evite usar fones de ouvido enquanto pedala, para se manter alerta aos sons. Já os motoristas devem sempre diminuir a velocidade e se afastar quando um ciclista estiver na pista. 

Mobilidade elétrica

Bem como carros e ônibus, a mobilidade elétrica também chegou às bicicletas, dando uma forcinha para os ciclistas em deslocamentos longos e em áreas íngremes. As bicicletas elétricas, ou e-bikes, possuem um motor elétrico auxiliar de até 350W, com uma bateria acoplada ao quadro. O sistema de propulsão só funciona quando o ciclista pedala, tecnologia conhecida como pedal assistido. Segundo as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as bicicletas elétricas não podem ultrapassar os 25 km/h, não possuem acelerador e devem possuir equipamentos como indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna e retrovisores. 

A capacidade média da bateria é de 35 a 45 km, e a recarga é feita em tomadas comuns, em casa ou no trabalho. Mesmo que a bateria acabe no meio do trajeto, o/a ciclista pode continuar pedalando, assim como em uma bicicleta convencional. Atualmente, há modelos de diferentes valores no país, chegando a R$ 5 mil. Para quem não quer comprar uma e-bike, há serviços de compartilhamento e aluguel de bicicletas com modelos elétricos em algumas cidades do Brasil, como São Paulo. Na série Uma revolução silenciosa, produzida pelo PROMOB-e, o quinto vídeo trata de mobilidade elétrica em veículos levíssimos, dentre eles a bicicleta elétrica. Confira! 

Compartilhe o nosso conteúdo: