Empresa brasileira lança primeiro caminhão elétrico pesado do Brasil

Denominado Atlas, caminhão é o primeiro com tração de 120 Toneladas fabricado no país.

VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca especializada em soluções logísticas, apresenta o Atlas, seu mais recente lançamento. Este caminhão elétrico, capaz de tracionar até 120 toneladas, representa um marco no setor, sendo o primeiro no Brasil a atingir essa capacidade. Introduzido como parte da iniciativa ESG (Ambiental, Social e de Governança) da empresa e do VIVA (VIX Veículos Autônomos), o Atlas destaca-se como uma solução sustentável para desafios logísticos.

O chassi, originário do Mercedes-Benz Axor 3344, foi adaptado para operar com propulsão elétrica, alimentado por baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). Essa transição resulta em uma redução significativa nas emissões, evitando o consumo mensal de cerca de 8.300 litros de diesel e reduzindo as emissões de CO2 em até 21 toneladas por mês.

Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA, destaca que a iniciativa reflete a cultura da empresa de incentivar a inovação: “A adoção de tecnologias mais eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do mercado. O VIVA e todos os investimentos no desenvolvimento de veículos elétricos e equipamentos autônomos colocam a VIX na vanguarda desse movimento.”

O caminhão passará por testes iniciais para calibração de softwares e desempenho em clientes selecionados da VIX. O desafio técnico para atingir uma capacidade de tração de 120 toneladas envolveu o desenvolvimento de tecnologias para equilibrar desempenho e eficiência energética, criando um conjunto de tração específico.

Para a recarga, o caminhão requer um ponto específico de energia com corrente contínua, sendo uma mobilização mais viável em áreas industriais com geração própria de eletricidade. O veículo está equipado com sistemas de controle de temperatura, supressão de incêndios e sensores para garantir a segurança durante a operação.

Compartilhe o nosso conteúdo: