Raízen Power e Governo de Minas firmam parceria para impulsionar a mobilidade elétrica no estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), e a empresa Raízen Power anunciaram uma parceria estratégica para fortalecer a mobilidade elétrica no estado. A iniciativa foi oficializada durante a inauguração da primeira estação de recarga rápida de veículos elétricos da Raízen Power, localizada no Posto Shell Oceano, em Belo Horizonte.

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) prevê a construção de um hub de recarga elétrica, conectando pontos-chave como o Aeroporto de Confins, a Cidade Administrativa e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), visando facilitar e promover o uso de veículos elétricos na região.

Minas Gerais vem se destacando no mercado de veículos eletrificados, com mais de 2,2 mil unidades vendidas somente no primeiro trimestre de 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Essa parceria entre o Governo Estadual e a Raízen Power reforça o compromisso de impulsionar ainda mais essa tendência e promover a sustentabilidade na mobilidade urbana.

Além da construção de infraestrutura de recarga, o projeto inclui a criação de zonas de baixas emissões e vagas reservadas para veículos elétricos, contribuindo para a redução da poluição e incentivando o uso de transportes mais limpos e eficientes.

Ronaldo Barquette, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, destaca a importância desse acordo para o avanço da eletromobilidade no estado, alinhado com os esforços de descarbonização da economia e a promoção de políticas públicas mais sustentáveis. “A junção de forças é essencial para o avanço da eletromobilidade, por isso, temos impulsionado a realização de parcerias com outras empresas e incentivado o debate na área pública”, comenta.

A Raízen Power, que já firmou parcerias com grandes marcas nacionais e internacionais para o avanço do setor, como a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, e a BYD, empresa de veículos eletrificados, também integra a Aliança pela Mobilidade Sustentável, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento do futuro do transporte urbano. Como parte de sua estratégia de expansão, a Raízen Power planeja expandir sua rede de infraestrutura de recarga elétrica em todo o Brasil, com o objetivo de implantar cerca de mil estações até o final de 2024.

Compartilhe o nosso conteúdo: