Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the pods domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /usr/local/www/apache24/data/wordpress/pnme/wp-includes/functions.php on line 6114
Retrospectiva 2020 da PNME - PNME

Retrospectiva 2020 da PNME

Apesar das dificuldades impostas em 2020 pela pandemia de Covid-19, o primeiro ano de implementação da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica foi bastante produtivo e contou com várias entregas. Ao todo, foram realizadas mais de 40 reuniões remotas nos quatro grupos que compõem a PNME: Conselho Gestor, Comissão de Ciência e Tecnologia, e Grupos de Trabalho sobre Eletrificação de Ônibus e de Formação Profissional, formados por representantes da academia, governo, sociedade civil, empresas e associações de classe. Além disso, a Plataforma realizou, no mês de novembro, sua primeira Conferência, que contou com 30 especialistas, nacionais e internacionais, que compartilharam durante três dias seu conhecimento ao longo de 17 painéis.

O Conselho Gestor, nas 16 reuniões realizadas ao longo do ano, discutiu 14 projetos, que em 2021 serão estruturados por uma consultoria especializada. A construção de uma proposta de Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica está em andamento e ficará pronta ainda no primeiro trimestre deste ano, com seus sete Eixos Estratégicos e mais de 80 ações habilitadoras.

Já a Comissão de Ciência e Tecnologia, ao longo de oito reuniões virtuais realizadas em 2020, levantou os principais argumentos favoráveis à implementação da mobilidade elétrica no Brasil. No mesmo sentido, o grupo realizou uma série de quatro webinários transmitidos ao vivo no canal da PNME no YouTube, em que especialistas em saúde, meio ambiente, economia e inovação debateram os pontos de vista de cada área.

O Grupo de Trabalho sobre Eletrificação de Ônibus (GT EBus), em 12 reuniões remotas, identificou as lacunas do setor em cinco áreas principais (custos, dados, inovação, competitividade e políticas públicas). Depois, seus membros apresentaram os principais projetos que já desenvolveram ou vêm desenvolvendo, no sentido de fomentar a implementação de ônibus elétricos no Brasil. Em 2021, será produzido um estudo de estimativa de demanda por ônibus elétricos no Brasil.

Por fim, o Grupo de Trabalho de Formação Profissional ocupou-se, durante 2020, com a elaboração de disciplinas em mobilidade elétrica (ementas, carga horária, ferramentas de ensino, etc.). Os membros do GT conseguiram implementá-las em quatro programas de pós-graduação, duas delas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O grupo também realizou três capacitações internas, sendo uma delas internacional com dois módulos: modelos de negócio e infraestrutura de recarga.

Em 2021, a PNME intensificará os trabalhos destes grupos e ainda fará o lançamento de diversas publicações, além de novas ações para fomentar a disseminação da mobilidade elétrica no Brasil.  

Compartilhe o nosso conteúdo: