Parceria entre CBMM e Toshiba pode revolucionar mercado de baterias elétricas

Nesta segunda-feira (13), o Governo de Minas anunciou que a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) iniciará no próximo trimestre, em Araxá, no Alto Paranaíba, a produção de para uma nova geração de bateria, promovendo uma solução avançada para impulsionar a transição energética global. A tecnologia foi apresentada ao governador Romeu Zema na sede da Toshiba, localizada em Kawasaki, no Japão.

Desenvolvida em colaboração com a Toshiba, a tecnologia apresenta baterias de lítio com ânodos de óxidos mistos de nióbio e titânio, projetadas para diversos veículos elétricos, desde carros de passeio até máquinas pesadas. Essa iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva de lítio, nióbio e outros elementos fundamentais para a transição energética.

Durante sua visita ao Japão, o governador Romeu Zema, ao conhecer a tecnologia, expressou: “Ficamos impressionados com a capacidade dessa nova tecnologia, que vai viabilizar baterias menores, com maior autonomia e menor tempo para recarga. A CBMM vai iniciar a fábrica da matéria prima que possibilita a construção da bateria, mas queremos mais. Apresentamos à Toshiba as potencialidades de Minas para que ela também fabrique a bateria em Minas”.

 

Colaboração visa impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva:

 

 

Compartilhe o nosso conteúdo: