PNME participa de workshop sobre a indústria de ônibus elétricos no Brasil

O objetivo geral é iniciar o processo de construção de um plano nacional para a cadeia produtiva de ônibus elétricos no país.

 

A PNME foi convidada a integrar um projeto estratégico de longo prazo, planejado até junho de 2024, focado no desenvolvimento da cadeia produtiva de ônibus elétricos no Brasil. O Workshop Estratégico, realizado em Brasília em 21 de novembro, foi apenas o início dessa jornada que busca construir um plano nacional detalhado para essa indústria em ascensão.

 

As atividades planejadas para este projeto se estendem ao longo do tempo, envolvendo uma série de reuniões e workshops. A próxima etapa após este Workshop inicial inclui uma série de reuniões de grupos de trabalho destinadas a avançar nas ações específicas. O processo culminará em um workshop final programado para maio de 2024, onde os resultados alcançados serão compartilhados e servirão como marco para o ecossistema envolvido.

 

Este evento inaugural foi fundamental para o lançamento e apresentação do projeto, delineando os entregáveis e as datas-chave para as próximas etapas. Durante o Workshop, os participantes se concentraram na discussão e validação das arquiteturas veiculares e seus componentes-chave na cadeia produtiva de ônibus elétricos, cobrindo áreas como integração de componentes, powertrain, acumuladores de energia e sistemas complementares.

 

A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) esteve ativamente representada pelo embaixador Prof. Flávia Consoni e por Bruno Portella, membro da Coordenação Executiva, que também representou a Fundep. Além desses representantes, outros membros da PNME também marcaram presença no evento, incluindo Wagner Setti da WEG, representante do Sindipeças; Fernando Araudi, do Ministério das Cidades; Marcel Martin e Carmem Araújo, do ICCT; Carmem Sanches da ANEEL; Eduardo do WRI, Alexandre Polezi da ABVE, Edgar Barassa, PhD e Robson Cruz da Barassa & Cruz Consulting, entre outros.

 

A participação da PNME e seus associados foi significativa, contribuindo ativamente para essas discussões. O projeto se baseia em construções colaborativas, com a criação de Grupos de Trabalho (GTs) e a participação de atores ligados à cadeia produtiva de ônibus elétricos no Brasil, incluindo indústria, academia, governo e terceiro setor.

 

O processo é metodologicamente estruturado para garantir o envolvimento múltiplo desses atores, visando a criação de estratégias coesas para o setor. As próximas etapas do projeto incluem reuniões dos GTs e a consolidação dos resultados alcançados para a formulação do Plano Nacional, previsto para junho de 2024. Essa iniciativa busca, sobretudo, orientar as escolhas estratégicas na área da mobilidade elétrica, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação na indústria de ônibus elétricos no país.

 

Compartilhe o nosso conteúdo: