PNME lança 3º Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica

A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) lançou, nesta quinta-feira (14/12),
oficialmente o 3º Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica durante o Parque da Mobilidade Urbana Regional Centro-Oeste. O evento foi marcado por debates e análises acerca do desenvolvimento da mobilidade sustentável no país.

Representando a PNME e a Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atual coordenadora executiva da Plataforma, Bruno Portella conduziu o painel de lançamento que contou com a presença de renomados especialistas, incluindo Edgar Barassa, Sergio Knorr Velho e Robson Cruz. Durante a sessão, cada um deles compartilhou suas considerações sobre o documento, que foi concebido e elaborado por um time de autores e revisores experientes no campo da mobilidade elétrica.

O anuário, disponível gratuitamente no site da PNME, aborda em seis capítulos temas cruciais como crescimento do mercado, potencial dos veículos pesados, infraestrutura de recarga, políticas públicas, estratégias corporativas e a cadeia de valor das baterias. A publicação é uma referência para entender a evolução e as perspectivas da mobilidade elétrica no Brasil.

“Os anuários brasileiros da mobilidade elétrica são uma referência e vitrine do assunto no cenário nacional. Em linhas gerais, eles visam atingir os macros objetivos de fomentar a aprendizagem sobre eletromobilidade, oferecer bases ao desenvolvimento da política pública para o tema e identificar novas oportunidades para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico”, enfatizou Bruno Portella durante o evento.

A participação e os comentários dos especialistas evidenciaram o potencial do Brasil na transição para uma mobilidade mais sustentável. Destacaram-se também os avanços do mercado, que, embora representem um percentual reduzido da frota nacional, estão em crescimento acelerado.

O 3º Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica se destaca pela diversidade de autores e colaboradores, trazendo uma visão abrangente sobre a eletromobilidade no Brasil. Com base em pesquisa ampla e entrevistas com especialistas, a publicação oferece informações sobre o crescimento dos veículos elétricos, a infraestrutura de recarga, políticas públicas, estratégias das montadoras e a cadeia de valor das baterias. 

Destaques

O Anuário destaca a evolução da mobilidade elétrica no Brasil não apenas como uma mudança para veículos 100% elétricos, mas sim como uma transição gradual via múltiplas rotas tecnológicas, visando a descarbonização. Com a diversidade na matriz energética brasileira e o extenso território nacional, o Anuário aponta a necessidade de um planejamento estruturado, considerando diferentes modais para uma transição mais sustentável, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Empresas como Hyundai, Stellantis, Toyota, GM, Volkswagen, entre outras, têm planos robustos para a eletrificação da frota. Além disso, empresas estrangeiras como BYD e GWM demonstram interesse em instalar unidades fabris no Brasil, indicando um cenário favorável para o desenvolvimento do setor.

Apesar dos avanços, o país ainda enfrenta desafios substanciais, como a expansão da infraestrutura de recarga, o fortalecimento da cadeia de valor das baterias e a necessidade de ajustes nas políticas públicas para proporcionar segurança jurídica e previsibilidade para investimentos a médio e longo prazo. O Anuário enfatiza a dinâmica do ecossistema da mobilidade elétrica e a necessidade de análises evolutivas ano a ano, apontando para futuras edições que manterão a análise detalhada para compreensão da evolução desse setor no Brasil.

Confira a transmissão do lançamento:


Compartilhe o nosso conteúdo: