Publicação traz ações e conquistas do projeto PROMOB-e

Após quatro anos e meio de trabalho pelo fortalecimento da mobilidade elétrica no Brasil, o Projeto Sistemas de Propulsão Eficiente (PROMOB-e) divulga publicação que traz as principais ações e resultados obtidos entre 2017 e 2021.

Clique aqui para acessar o relatório final do PROMOB-e

O PROMOB-e foi um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério da Economia em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Durante a execução, a iniciativa produziu mais de 30 publicações especializadas, disponíveis na Biblioteca da PNME, teve representantes em cerca de 60 eventos do setor, além de realizar três visitas técnicas à Alemanha e de promover ações para divulgar o tema e derrubar mitos sobre a tecnologia no país.

Cooperação com o governo

Entre diversas ações junto ao governo federal, em 2020, começaram os trabalhos dos 30 projetos aprovados no edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nº 22 – Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2018, com investimentos de R$ 463,8 milhões. Os projetos selecionados são os primeiros a se desenvolver no âmbito da Rede de Inovação do Setor Elétrico (RISE), que visa promover o networking entre os projetos de P&D e as empresas de energia.

Já em parceria com o programa Rota 2030, promovido pelo Ministério da Economia, foram aprovados cinco projetos de mobilidade elétrica na linha de financiamento para tecnologias de propulsão, biocombustíveis e segurança veicular. Além disso, foram desenvolvidas, ao longo do projeto, sete propostas de padronização e regulamentação da mobilidade elétrica no Brasil, que devem servir de referência para futuras discussões.

PNME

Junto ao Instituto Clima e Sociedade (ICS), o PROMOB-e começou a estruturar a partir de 2019 a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). Espaço de convergência entre diversos setores, a PNME é formada por representantes da indústria, do governo e da sociedade civil com o objetivo de construir metas de longo prazo para a mobilidade elétrica no Brasil, considerando os pontos de vista ambientais, tecnológicos, de políticas governamentais e do mercado, mantendo o trabalho iniciado no PROMOB-e vivo.

A iniciativa global Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI) E-Bus Mission, que está apoiando cinco cidades no Brasil (Campinas, Curitiba, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro), também se beneficia da estruturação do setor, aproveitando o legado do PROMOB-e.

Compartilhe o nosso conteúdo: